O corpo humano é uma complexa máquina que requer uma variedade de nutrientes para funcionar de maneira eficaz e manter a saúde em dia. Por meio da alimentação, obtemos vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras, que desempenham papéis vitais em diversas funções biológicas.
Devido a fatores relacionados ao cotidiano agitado, preferências alimentares e restrições dietéticas, muitas vezes, é desafiador suprir todas as necessidades nutricionais apenas com a alimentação. É nesse contexto que os suplementos nutricionais ganham destaque. Eles são formulados para fornecer nutrientes específicos em doses concentradas, visando preencher eventuais lacunas na dieta.
Apesar dos benefícios, é importante ressaltar que o uso de suplementos deve ser feito com cautela e consciência, pois a utilização de forma inadequada pode resultar em potenciais prejuízos ao corpo.
A autossuplementação pode causar um desequilíbrio nutricional, resultando em excesso de certos nutrientes e carência de outros. É nesse ponto que a figura do profissional nutricionista se torna fundamental. Um nutricionista qualificado é capaz de avaliar as necessidades individuais com base em sua saúde, estilo de vida, objetivos e preferências alimentares.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para sanar suas principais dúvidas sobre a importância da suplementação nutricional e quando utilizar suplementos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR?
Como mencionado, os suplementos podem ser excelentes ferramentas para fornecer nutrientes essenciais ao organismo, especialmente em condições nas quais a pessoa não consegue obtê-los por intermédio dos alimentos ou outras fontes naturais.
Esse é o caso da vitamina D, uma vitamina de ampla atuação fisiológica que pode ser obtida primariamente por meio da exposição solar, já que sua síntese no organismo é feita na pele através do estímulo dos raios ultravioleta (UV). No entanto, muitas pessoas não conseguem fazer a exposição solar da maneira correta por diferentes motivos, o que impacta diretamente nos níveis circulantes do nutriente.
Dessa forma, a suplementação oral de vitamina D pode ser uma alternativa eficaz para corrigir sua carência, desde que feita sob orientação médica e nutricional.
O exemplo acima pode ser expandido para diversos outros nutrientes essenciais, sempre aliando a rotina de vida da pessoa às necessidades para um bom desempenho em atividades e promoção da saúde. A seguir, descreveremos a função de alguns suplementos mais conhecidos e utilizados pela população.
Matéria extraída do blog.sabin.com.br